História da PSN

História da PSN

Início do fim da mutualidade obrigatória (1977-1988)

Sem regulamentação para adjudicar andares.


Sem citar nomes, Gutiérrez Herrero alude a um processo administrativo instaurado pela Direção Geral de Seguros contra o Conselho da PSN pela alegada venda irregular de alguns imóveis em Madrid. Pouco antes de começar o processo eleitoral, o presidente convoca uma assembleia extraordinária em que apresenta uma descrição pormenorizada do seu procedimento e é concluída com um comunicado que rejeita a publicidade indevida de assuntos estritamente internos da mutualidade e assinala a total falta de regulamentação na adjudicação de andares.

A Direção Geral de Seguros acabará por arquivar o processo e Gutiérrez Herrero, apesar das violentas campanhas dirigidas contra ele, passará para a história pelo seu objetivo herdado: a plena adaptação da PSN à nova lei do seguro, a criação da PSN Gestión e o reforço das reservas da Entidade.

A 13 de janeiro de 1989, Juan Blázquez, um dos líderes da florescente Confederação Sindical dos Sindicatos Médicos, é nomeado presidente da PSN, depois de vencer as candidaturas de Luis Sánchez Harguindey e Javier Matos, presidente da Ordem dos Médicos de Madrid.

Precisa de ajuda?